Brincar em família enriquece o desenvolvimento das crianças

Todos nós sabemos que a vida moderna (principalmente nas grandes cidades) fez com que pais e filhos passassem a ter menos tempos juntos. Trabalho, trânsito, intermináveis compromissos, tudo contribui para que as horas de lazer em família seja cada vez menor. De repente, sem nenhum aviso prévio, tudo mudou. A chegada da pandemia uniu as famílias em torno do lar novamente. Agora, pelo isolamento necessário, estão todos em casa e esta é uma excelente oportunidade para redescobrirmos a importância de fazermos parte dos momentos de brincar com os nossos filhos.


Brincar ensina e, é uma conexão consigo e com os outros e todos aprendem juntos. É neste momento que os vínculos passam a ser criados. Brincar em família está muito relacionado à disponibilidade afetiva e ao tempo que disponibilizamos para isso.
Por isso, ao brincar em família na primeira infância, estamos contribuindo para o desenvolvimento de sociabilização e espírito de equipe que são fatores primordiais na vida da criança. São estes momentos que ficarão guardados na sua memória afetiva e será levada para sua vida adulta através de histórias que serão contadas para outras gerações.


Outro fator que pode influenciar as crianças ao brincar em família é desenvolver o hábito de explorar livremente, de brincar com materiais e ferramentas que estão disponíveis no ambiente. A imaginação corre solta e a criança pode criar e transformar objetos e brinquedos e assim se divertir, aprender e continuar criando laços com seus pais e irmãos.


E é essa liberdade criativa quem vai abrir o caminho para o desenvolvimento de tantas outras habilidades: ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes, entre outras, habilidades estas muito importantes para a sociedade atual, fazendo com que a criança não apenas busque soluções como também possa construir através do processo de experimentação, tentativa e erro, desenhando e redesenhando cada passo do seu aprendizado.


Outro fator importante a ser lembrado dentro deste tema é saber que a formação da criança para a cidadania começa dentro do ambiente familiar. Mesmo que as famílias hoje tenham um estilo de vida corrido e agenda de atividades atribulada, é muito importante reservar momentos livres com os filhos.
Brincar em família têm um impacto expressivo e forte autoridade na conduta dos indivíduos, sobretudo das crianças, que brincando aprendem as diferenças de SER e de VER o mundo e edificar as suas relações com a sociedade.


Se você quer ensinar seus filhos a se tornarem organizados, por exemplo, invente uma brincadeira da qual as crianças aprendam a arrumar seus brinquedos, sua cama, suas roupas na gaveta, pode ser tipo uma premiação ” quem terminar primeiro e fizer tudo direitinho ganha um presente”. A sua imaginação vai direcioná-los para o aprendizado que deseja e ao mesmo tempo estarão brincando.


Aproveite que agora, com a pandemia, todos estão em casa e com mais tempo de estarem juntos  e envolva as crianças nos afazeres domésticos, elas ainda não sabem a importância que têm os cuidados  da casa no dia-a-dia, por isso, envolva todos eles em pequenas tarefas e conte o porque temos que cuidar das nossas coisas. É através destes afazeres que irão aprender sobre o valor do trabalho e a importância do cuidar.

Mesmo que não concorde ou não goste do uso de jogos eletrônicos, acompanhe seu filho por um tempo nesta jornada de lazer, aprenda e brinque com ele. A era digital deve ser aceita mesmo que com restrições – dos tipos de jogos e tempo de uso- pois, esta é uma forma de você estar presente e observar o comportamento do seu filho entre os meios digitais da qual tem acesso.


Quando puder, quebre a rotina e permita que, pelo menos uma vez por semana, seus filhos possam fazer uma “baguncinha saudável “, ou seja, que possam brincar em lugares ou com coisas que no dia-a-dia não têm acesso, por exemplo, montar cabaninha com os lençóis da sua cama na sala, fazer a festa do pijama, promover um cineminha com pipoca, enfim, se divertir com criatividade e sem muitas restrições.


Brincar em família é uma forma de desenvolvimento saudável, um ato de amor entre pais e filhos  e também uma forma de se conhecerem e de fortalecer os vínculos entre vocês. Por isso é tão importante que estejam sempre juntos, brincando e se divertindo. Suas crianças vão se lembrar disso para sempre!

INSTAGRAM

FACEBOOK

PINTEREST

Photo by Nathan Dumlao on Unsplash