O que são brinquedos Waldorf?

Algumas pessoas nos perguntam o que há de tão especial sobre brinquedos e bonecas Waldorf. Afinal, os brinquedos Waldorf são brinquedos simples na visão de muitos.

Sim, eles são simples! E também são feitos de materiais naturais, são brinquedos bonitos que inspiram o livre brincar das crianças.

Primeiro, o que é Waldorf?


O “Waldorf” nos brinquedos Waldorf vem da educação Waldorf, baseada na filosofia educacional de Rudolf Steiner, o fundador austríaco da Antroposofia por volta da virada do século 20. Às vezes as pessoas se referem às “escolas Steiner” ou “brinquedos Steiner”, e estes são os mesmos que escolas e brinquedos Waldorf ou de inspiração Waldorf. A parte “Waldorf” vem do nome da fábrica onde foi criada a primeira escola Steiner para crianças dos trabalhadores da fábrica.

A educação Waldorf é seguida nas escolas e no ensino doméstico em todo o mundo. Não é necessário seguir as filosofias educacionais da Steiner ou os métodos educacionais Waldorf para apreciar a beleza dos brinquedos Waldorf.

Brincar na Natureza


Se um de seus objetivos como pai é ajudar seu filho a entender e fluir com a natureza e não contra ela, você pode fazer isso mais facilmente com brinquedos feitos de materiais naturais.

Você sabe que adoramos materiais naturais – não apenas porque algodão, seda, lã, madeira e outros materiais naturais são renováveis, portanto sustentáveis, mas porque os materiais naturais melhoram a experiência de uma criança com a natureza. Uma criança pode experimentar os brinquedos naturais através de todos os seus sentidos – ou da maioria deles. Não queremos necessariamente que nossa criança experimente seus brinquedos, mas se você tiver usado corantes de qualidade alimentar em materiais naturais, uma lambida aqui e ali provavelmente não vai doer. Os materiais naturais parecem bonitos; cheiram bem; soam ricos quando uma criança brinca com eles; e se sentem quentes ao toque.

Quando você quer ensinar uma criança sobre uma árvore, o que faz mais sentido? Veja um livro sobre árvores, pegue um modelo plástico de uma árvore, ou vá lá fora e encontre uma árvore? Se você quer que seu filho aprenda sobre a natureza e como as coisas funcionam no mundo natural, coloque-os na natureza! Mesmo quando eles estão brincando, um brinquedo natural os coloca mais perto do mundo natural.

Suaves e abertos à imaginação


Há uma suavidade nos brinquedos Waldorf – bonecos macios, linhas suaves, cores suaves, detalhes suaves.

Uma boneca Waldorf feita de algodão por fora e lã para recheio e cabelo terá um rosto simples para que a criança acrescente os detalhes através da imaginação. Às vezes, um boneco bebê fica triste. É difícil imaginar isso quando a boneca tem um sorriso pintado em seu rosto.

Os brinquedos Waldorf e outros brinquedos naturais feitos à mão inspiram brincadeiras abertas lideradas pela criança em vez de brincadeiras que seguem um movimento específico para um fim pré-determinado. Os brinquedos Waldorf unem as histórias que uma criança conta em sua mente, e estimulam a imaginação da criança em vez de trazer uma criança para fora de seu próprio mundo em uma experiência de brincadeira em linha de montagem. Brinquedos naturais e simples podem ser mais de uma coisa. Um simples pedaço de seda pode ser uma capa voando na brisa lá fora ou um rio passando por uma casa de bonecas ou o embrulho de um presente.

Quando estiver escolhendo um brinquedo, pense se ele deixa espaço para brincadeiras abertas. Este brinquedo vai inspirar a imaginação de seu filho? Será que este brinquedo se unirá às histórias em andamento da brincadeira de seu filho? Seu filho acrescentará os detalhes para fazer deste brinquedo uma parte rica de sua experiência?

Conheça a nossa seleção de brinquedos Waldorf! Lembre-se que estamos sempre adicionando novos brinquedos à nossa loja. Por isso, siga-nos em nossas redes sociais para não perder uma novidade!

Photo by Soraya Irving on Unsplash